2 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mais de 182 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Acre

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é gratuito e está disponível nas 27 Unidades da Federação. No país, mais de 13,4 milhões de CINs já foram expedidas

Assessoria por Assessoria
03/10/2024 - 08:20
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Manda no zap!CompartilharTuitar

Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida nas 27 Unidades da Federação. O documento estrutura cadastros administrativos, amplia verificações de segurança e reduz problemas de fraude. Em todo o país, mais de 13,4 milhões foram emitidos até o fim de setembro, segundo informações do sistema de monitoramento do Governo Federal.

Até o momento, o Acre teve 182.173 carteiras expedidas, o que corresponde a 20,6% da população acreana. São 95,9 mil registros de pessoas do sexo feminino (52,6%) e 86,2 mil do sexo masculino (47,3%). A média de emissão é de 6,5 mil por mês. Apenas no mês de setembro, foram 7,8 mil documentos registrados no estado.

No recorte por idade, quem mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 32,9 mil pessoas dessa faixa etária (18% do total no Acre). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 20,3 mil emissões no estado (11,1% do total).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“A gente está buscando melhorar a identificação dos brasileiros. Isso é mais do que uma pauta só de segurança. O novo documento vai permitir que a gente melhore a qualidade do serviço público prestado, na medida em que temos um cidadão, agora, perfeitamente identificado. Então, a gente pode fazer uma política pública focada no cidadão, na sua jornada de vida e na sua necessidade”, ressaltou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – A nova Carteira de Identidade Nacional pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência intelectual. Dos 13,4 milhões de documentos emitidos até o fim de setembro em todo o país, 210 mil foram registrados por pessoas com deficiência.

No Acre, 3.834 pessoas com deficiência já emitiram o documento. Desse universo, 2,4 mil são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (59,6%), 946 pessoas com deficiência intelectual (23,1%), 338 com deficiência física (8,2%), 220 com deficiência visual (5,3%) e 148 com deficiência auditiva (3,6%).

COMO EMITIR
A primeira via é gratuita e pode ser obtida até 2032. A emissão pode ser agendada nos institutos de identificação dos estados e do Distrito Federal:

    • Onde os brasileiros e brasileiras podem emitir a sua nova Carteira de Identidade?

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Após melhora significativa na qualidade do ar, Rio Branco volta a amanhecer encoberta por fumaça

Próxima Notícia

Em carta a juiz, Cupertino nega ter matado ator de Chiquititas. Leia

Mais Notícias

Foto: Foto: Reprodução/TV Anhanguera
2º destaque

Estelionatos crescem no Acre em 2025 e ultrapassam 6,1 mil registros até novembro

02/01/2026
Senac-cursos (2)
5º destaque

Inscrições para banco de talentos do Senac Acre seguem abertas até 16 de janeiro

02/01/2026
Um dos esportes mais populares, a corrida de rua depende de uma boa noite de sono para ser executada com menor risco de contusões - (crédito: Universidade do Sul da Austrália /Divulgação )
4º guia gazeta

Dormir bem é fundamental para correr: sono insuficiente aumenta risco de lesão

02/01/2026
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
6º destaque

Número de atendimentos por síndrome gripal cresce 11,23% no Acre em 2025

02/01/2026
Foto: Reprodução
3º destaque

Mesmo com vazante do Rio Acre, mais de 190 pessoas seguem acolhidas em abrigos municipais

02/01/2026
“Me sinto muito realizada em ter ajudado o nosso querido Acre enquanto senadora”. Foto: Neto Lucena/Secom
Destaques Cotidiano

Em entrevista, governadora em exercício Mailza destaca investimentos em 2025 e planos da gestão para 2026

02/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Reprodução/Polícia Civil

Em carta a juiz, Cupertino nega ter matado ator de Chiquititas. Leia

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (03/10) para seu signo

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (03/10) para seu signo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre