A forte ventania que atingiu Rio Branco neste domingo, 13, com rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora, deixou um rastro de destruição pela cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, foram registradas mais de 40 ocorrências de quedas de árvores, destelhamentos, quedas de energia e desmoronamento.
Entre as ocorrências, 21 foram de quedas de árvores e mais de 20 casas sofreram destelhamento.
Um dos incidentes foi o desmoronamento de um prédio abandonado na Rua 24 de Janeiro, no bairro 6 de Agosto, em frente à Escola Maria Angélica de Castro. Parte da estrutura do prédio, que estava sem cobertura, caiu sobre uma residência no final da tarde, mas, felizmente, não houve registro de feridos. Os moradores da casa tinham saído no momento.
A chuva intensa também contribuiu para o aumento do nível do Rio Acre, que subiu mais de um metro nas últimas 24 horas, atingindo a marca de 2,70 metros na manhã desta segunda-feira, 14. O acumulado de chuva foi de 20,60 milímetros, de acordo com a Defesa Civil.
Os ventos fortes duraram cerca de 20 minutos. As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros seguem atuando no atendimento às ocorrências e na remoção de árvores caídas.