O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta sexta-feira, 18, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova sede em Xapuri. O evento marcou o início das obras de construção da unidade ministerial.
Os recursos para a construção da nova sede são provenientes de uma emenda parlamentar do senador Alan Rick, liberada por meio de transferência especial do Orçamento Geral da União, além de investimentos próprios do MPAC.
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou o compromisso do MPAC em aprimorar suas estruturas e agradeceu ao senador Alan Rick pela emenda que viabilizou o projeto, bem como ao Governo do Estado pela cessão do terreno onde o prédio será construído.
“Esta cerimônia, além de marcar o início de uma obra que trará melhorias significativas para o atendimento do Ministério Público no município, simboliza a concretização do nosso compromisso de aprimorar cada vez mais nossa atuação em todas as regiões do estado. Não posso deixar de expressar nossos sinceros agradecimentos ao senador Alan Rick, cuja emenda parlamentar foi fundamental para viabilizar este projeto. Obrigado, senador, pelo apoio ao MPAC e por reconhecer a importância do nosso trabalho”, afirmou.
O senador Alan Rick participou da cerimônia e enfatizou a relevância da obra para a população.
“Este é o início de uma estrutura física que simboliza a presença permanente e constante de um órgão que defende os interesses da nossa sociedade. O Ministério Público representa o apoio e a mão amiga ao cidadão que se encontra numa situação de injustiça, precariedade ou ilegalidade. O MPAC é a resposta às demandas da sociedade por um serviço eficiente e resolutivo”, destacou o senador.
O projeto
A nova sede terá gabinete, sala de assessoria, arquivo, auditório com capacidade para 60 pessoas, entre outros espaços.
A edificação priorizará a acessibilidade e sustentabilidade, contando com um sistema de captação de águas pluviais. Além disso, está prevista a construção de um viveiro na parte posterior do prédio para abastecer o paisagismo de outras unidades do MPAC.
Outro destaque é a fachada, que contará com detalhes em vidro contendo sementes de seringueira, simbolizando a história e o legado de Xapuri.
“Quem ganha não é apenas o Ministério Público, mas também os moradores. Sempre dissemos que instituições fortes, como o Ministério Público, o Judiciário, a Polícia e os Bombeiros, representam uma sociedade forte. Hoje, com o lançamento desta pedra fundamental, estamos proporcionando um avanço para a sociedade de Xapuri, que poderá usufruir de uma promotoria nova”, disse o promotor de Justiça Renan Augusto Gonçalves.
Solenidade
A cerimônia contou com a presença da procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, além do secretário-geral, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, e do promotor de Justiça Luã Brito.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Xapuri, Francisco Ubiracy Vasconcelos, o 1º secretário da Câmara de Vereadores, Clemilton Almeida, além de representantes do Sistema de Justiça e da Segurança Pública.
Fonte: Agência MPAC