O boletim diário divulgado pelo governo do Acre, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), aponta que, nesta segunda-feira, 21, oito rios do estado estão classificados em cota de alerta máximo.
Somente na Bacia do Rio Acre, seis rios estão em situação crítica, com os níveis atingindo alertas máximos.
O rio Assis Brasil, por exemplo, subiu de 3,07 metros para 3,26 metros em 24 horas, enquanto o rio Brasileia passou de 0,80 metros para 1,03 metros. Apesar da alta, as cotas seguem em níveis críticos de seca.
Além disso, o rio em Capixaba também apresentou um aumento de 30 centímetros em 24 horas, passando de 1,58 metros para 1,85 metros. Apesar das chuvas, o rio em Rio Branco, por sua vez, caiu de 2,05 metros para 1,86 metros.
O rio Espalha e o rio Riozinho do Rola também estão em situação de alerta, apresentando níveis críticos, com 0,39 metros e 0,88 metros, respectivamente.
Outras bacias
Na Bacia do Rio Abunã, o nível do rio em Plácido de Castro está em 2,05 metros, também em cota de alerta. Na Bacia do Rio Purus, o nível do rio em Sena Madureira está em cota de alerta máximo, com 0,75 centímetros. Em Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano, as cotas são de atenção.
A Bacia do Rio Tarauacá-Envira apresentou uma elevação no nível do rio em Feijó, que subiu de 3,93 metros para 4,15 metros. Na Bacia do Rio Juruá, o rio em Cruzeiro do Sul está com 4,71 metros. Na Ponte do Liberdade, a cota do manancial é de alerta.