A diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e ex-deputada federal, Perpétua Almeida, lançou nesta quinta-feira, 10, os Jogos Estudantis Digitais no Acre (JEDIS), no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul (Ifac).
Promovido pela Associação Moriá, em parceria com o Ministério do Esporte, o programa beneficiará 540 estudantes em Cruzeiro do Sul e mais 500 em Tarauacá. A execução do programa no Acre é fruto de emenda parlamentar da então deputada federal no valor de mais de R$ 3 milhões.
O objetivo do circuito é promover a aprendizagem de forma inovadora e interativa, através de cursos profissionalizantes que irão proporcionar oportunidades para os jogadores explorarem carreiras relacionadas a ambientes virtuais e impactar positivamente a vida dos participantes, contribuindo para seu desenvolvimento socioeducativo.
“O JEDIS é uma disputa entre alunos, mas acima de tudo uma formação de profissionais para esse grande mercado, do presente e do futuro, que é o mercado digital. Estamos dando oportunidade para que grandes profissionais possam surgir e, mesmo escolhendo trabalhar no Acre, possam atender empresas em todo o mundo”, disse Perpétua Almeida.
Perpétua destacou ainda algumas áreas profissionais que os estudantes poderão atuar após o término do curso. “Eles poderão trabalhar como desenvolvedores de games, programação de dados, webdesign, marketing digital, edição de vídeos, ilustração, website. São profissões bem rentáveis, e com retorno imediato. Se o jovem souber aproveitar essa oportunidade, vai avançar na carreira”.
O programa é destinado para jovens entre 14 e 25 anos de idade, e terá a duração de dois meses. As aulas presenciais serão nos turnos matutino e vespertino. Ao todo, cinco modalidades e-sports serão ofertadas: Free Fire; Valorant; Team Fight Tatics; League of Legends; e e-Football. As aulas serão ministradas duas vezes por semana no próprio campus.
O diretor geral do Ifac, Raelison Walter, ressaltou a importância do mundo digital para a juventude. “Os alunos que se destacarem nos jogos estarão inscritos na plataforma dos jogos e poderão concorrer a concursos, disputas a nível nacional, e quem sabe a concursos de nível mundial. Estamos felizes e empolgados com essa novidade em Cruzeiro do Sul”.
O estudante Pedro Henrique, de 16 anos, falou das expectativas com o programa. “Esse projeto vai proporcionar muitas coisas boas para a gente como uma sala de informática de muita qualidade, profissionalização para quando terminarmos o Ensino Médio já termos com o que se manter. Isso é muito importante para nós estudantes nos dias de hoje”.