Pescadores de todos os 22 municípios do Acre receberão, do governo Lula (PT), R$ 2.824 de Seguro-Defeso. A data para o recebimento do recurso, bem como a relação dos beneficiários, será definida em breve pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o valor será encaminhado, em parcela única, assim que o crédito for regularizado.
O pagamento tem caráter extraordinário e se dá em meio à estiagem severa que castiga a Amazônia. Além do Acre, receberão o Seguro-Defeso pescadores do Amazonas (48 municípios), Pará (20) e Rondônia (22).
Os municípios contemplados são os que tiveram reconhecimento federal de estado de calamidade pública ou de situação de emergência por conta da seca extrema.
“A estiagem na Amazônia começou mais cedo este ano e vai durar um pouco mais, então será mais dura de enfrentar. Eu sou nascido e criado na Amazônia e sei bem como a estiagem dificulta a vida das comunidades, principalmente a dos pescadores”, destacou o ministro do MIDR, Waldez Góes.
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, ressaltou a importância da ação. “O auxílio extraordinário vai beneficiar milhares de famílias que enfrentam dificuldades, especialmente em regiões afetadas pela seca, onde os brasileiros sofreram profundamente”.