Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Por meio da Lei Paulo Gustavo, projeto Cinema Possível leva entretenimento aos municípios do Acre

Cinema Possível na Praça do Judia, no bairro Canaã, em Rio Branco. Foto: cedida

Realizada com o financiamento do governo federal, por intermédio da Lei Paulo Gustavo, em parceria com o governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), e com o apoio do Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC), o projeto Cinema Possível leva cinema itinerante e gratuito para diversas comunidades do estado.

Realizada por Saturno Produção e Audiovisual, a experiência cinematográfica única conta com uma programação atualizada. Os filmes que foram exibidos são produções de 2024, oferecendo ao público uma janela para o que há de mais novo no cenário audiovisual.

O Cinema Possível se propõe a mais do que uma sessão de cinema ao ar livre, é um convite para que as pessoas possam vivenciar a arte cinematográfica, muitas vezes inacessível para quem vive em regiões afastadas dos grandes centros culturais.

Para Teddy Falcão, idealizador do projeto, levar o cinema aos municípios do Acre é uma oportunidade de conectar pessoas e comunidades por meio da arte, de promover encontros, estimular debates e valorizar as histórias e a identidade cultural da nossa região.

Cinema Possível em Brasileia. Foto: cedida

“Acredito que o cinema tem um papel social fundamental ao permitir que as pessoas possam se ver e se reconhecer na tela, refletir sobre a realidade em que vivem e sonhar com novos futuros. Essa é uma experiência de resistência e de ocupação cultural, uma forma de trazer cultura para os lugares onde as telas muitas vezes não chegam”, afirma o diretor e produtor cultural.

A parceria com o Sesc Acre reforça o compromisso com a difusão cultural, aproximando o público acreano de obras cinematográficas que abordam temas atuais e relevantes, e estimulando a reflexão sobre questões sociais, ambientais e culturais.

Em outubro, a iniciativa de cinema itinerante passou pelos municípios de Brasileia, Assis Brasil, Senador Guiomard, Capixaba, Porto Acre e Xapuri.

Cinema Possível é, assim, uma maneira de reafirmar a importância do cinema como arte democrática, acessível e transformadora, alcançando não só os grandes centros, mas também cada canto do Acre, com filmes que refletem a diversidade e as vivências do nosso tempo.

Programação

Neste sábado, 26, às 18h, no município de Porto Acre, na praça central da cidade, terá a exibição da animação Além da Lenda (2022), dos diretores Marcos França e Marília Mafé.

Foto: reprodução

No domingo, 27, às 18h, no município de Xapuri, na praça São Gabriel, também terá uma sessão da animação Além da Lenda (2022).

Foto: reprodução
Sair da versão mobile