A prefeitura de Rio Branco está com um projeto sustentável de reutilização do lixo orgânico, que antes era destinado ao aterro sanitário da Unidade de Tratamento de Resíduos (Utre), localizado no quilômetro 22 da BR- 364. Agora, o material vem sendo devidamente selecionado e transformado em adubo para verduras e hortaliças na própria unidade.
A ideia do projeto para produção de hortaliças na Utre, segundo o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Branco, Carlos Nasserala, foi do prefeito Tião Bocalom.
“Isso aí é um projeto que teve iniciativa do nosso prefeito no início do mandato dele. Então o nosso gestor Kemil, que comanda aqui a Utre, está fazendo um trabalho assim de excelência para poder melhorar, inclusive, a alimentação do nosso pessoal lá do Restaurante Popular “, declara o secretário.
O composto orgânico, como explica o gestor da Utre Kemil Lima, é fundamental para os vegetais e dispensa o uso de qualquer tipo de defensivo agrícola.
Dos canteiros na horta da Utre, as verduras são selecionadas e colhidas. De lá, seguem direto para a cozinha do Restaurante Popular. A diretora Márcia Andreatto, disse que essa parceria, veio fortalecer ainda mais a qualidade dos alimentos que são servidos às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito esteve presente na entrega das hortaliças e disse que a intenção é ampliar a produção de hortaliças na unidade de resíduos e ainda plantar outros tipos de legumes, que vão abastecer a mesa não só do atual Restaurante Popular, mas também de outros quatro que serão construídos nesse seu segundo mandato.
Semanalmente com o projeto, a Unidade de Tratamento de Resíduos pretende entregar no Restaurante Popular, que hoje fornece até 600 refeições diárias, em torno de 50 quilos de verduras e hortaliças.
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Branco.