A participação dos jovens nas eleições foi um destaque nas urnas de Rio Branco. Alcione Rodrigues, de 47 anos, levou os filhos autistas, Osvaldo Neto, de 17 anos, e Agnes Cristine, de 18 anos, para votarem na Escola de Ensino Fundamental Neutel Maia, localizada no bairro Bosque, em Rio Branco.
Para Alcione, a votação é um momento “muito importante” para influenciar melhorias na saúde e infraestrutura da cidade, especialmente em relação aos candidatos a vereador, que, segundo ela, devem fiscalizar a saúde e outras áreas. Ela mencionou que Osvaldo, que estava votando pela primeira vez, fez questão de participar. “Ele ainda não era obrigado a votar pela idade, mas quis. Ele pediu.”
Agnes, que vota pela segunda vez, também acredita que o exercício do voto é fundamental. “Acredito que as coisas podem sempre melhorar, por isso, a importância do nosso voto”, afirmou.
A acadêmica Manoela Oliveira, de 20 anos, votou pela primeira vez também na Escola Neutel Maia. Ela explicou que a escolha de seus candidatos foi influenciada pelas propostas que analisou e pelo exemplo que viu em sua família. “Eu acho muito importante votar, faz parte da democracia. Acho que é o momento da gente buscar coisas melhores para a nossa cidade.”
Jovens eleitores
O número de jovens eleitoras e eleitores cresceu significativamente em 2024. Com um aumento de 78% no alistamento eleitoral desse público em comparação a 2020, mais de 1,8 milhão de pessoas de 16 e 17 anos estão aptas a votar facultativamente no pleito deste domingo em todo o Brasil. A faixa etária de 18 a 24 anos soma 18,3 milhões de votantes, reforçando a possibilidade de uma grande participação do público jovem nas eleições deste ano.
No Acre, mais de 15 mil jovens votarão pela primeira vez neste domingo, 6. A faixa etária de 18 a 24 anos totaliza 101.128 pessoas.