A Câmara Técnica de atualização cadastral, composta por representantes do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, no início deste mês, a segunda lista atualizada de famílias beneficiárias da Unidade. Com a homologação da primeira lista em agosto, já são 135 famílias contempladas até o momento.
Cibele Correia, técnica ambiental e ponto focal da Gestão Socioambiental do NGI Chico Mendes, ressalta que o processo é longo e demorado. “São muitas informações a serem levantadas e analisadas. O trabalho de atualização cadastral começou em 2023. A Gestão Socioambiental deste NGI dedicou-se o ano inteiro à construção e definição do perfil de famílias beneficiárias, aprovado pelo Conselho Deliberativo em dezembro. A partir de janeiro de 2024, já se iniciou o trabalho de aplicação do filtro do perfil nas famílias da reserva para começar o cadastro. Esse é o primeiro cadastramento de famílias beneficiárias da UC, a partir de uma análise do seu perfil. Antes só tinha havido levantamentos ocupacionais”, destaca Cibele.
A Coordenadora de Articulação de Políticas Públicas para Comunidades Tradicionais (COPCT/CGPT), Mara Nottingham, ressalta que este é um passo crucial para a gestão da RESEX e para o fortalecimento das condições de vida das populações tradicionais, que agora deixam a invisibilidade. “Com o reconhecimento das famílias, podemos articular com diversos órgãos para facilitar o acesso às políticas públicas, promovendo a garantia de direitos e a inclusão social e produtiva. Essa estratégia nacional é especialmente simbólica e transformadora para a RESEX Chico Mendes,” afirma.
A Câmara Técnica segue avançando nas próximas etapas da atualização cadastral, com a definição de cronogramas que priorizam os Núcleos de Base com gestão ativa e comprometidos em fornecer informações de maneira segura.
Novas famílias serão analisadas e cadastradas mensalmente durante as reuniões da Câmara Técnica. O processo de atualização será contínuo, com a homologação de listas conforme o cadastramento for concluído em um ou mais Núcleos de Base, até que toda a população da Reserva Extrativista Chico Mendes seja contemplada, respeitando a complexidade e os desafios do território.