Dos 22 municípios do Acre, sete ainda têm a oportunidade de aderir ao Programa Escola em Tempo Integral (ETI), do Ministério da Educação (MEC). Até segunda-feira, 7, quinze redes municipais do estado já haviam se inscrito no programa, que visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
No entanto, somente sete dessas redes, ou seja, 31,8%, concluíram o processo de planejamento das matrículas em tempo integral, também conhecido como pactuação.
O prazo para as redes municipais efetuarem a adesão e a pactuação no programa vai até o dia 31 de outubro, no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC recomenda que as redes de ensino não deixem o processo de pactuação de matrículas para os últimos dias, a fim de evitar congestionamentos e garantir que todos os procedimentos sejam realizados de maneira adequada.
O Ministério da Educação pretende fomentar 521.403 matrículas de educação integral em escolas municipais durante o ciclo de 2024 e 2025 do programa. Conforme o balanço mais recente divulgado pela Pasta, mais de 76% das secretarias de educação em todo o Brasil já aderiram ao Ciclo 2 do Escola em Tempo Integral. Até o momento, 4.239 municípios e 23 estados já manifestaram interesse em participar desta nova etapa.