A audiência de instrução dos réus acusados de participação na morte do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon de Souza Barros, ocorrida em 2021, foi realizada nesta quinta-feira, 24, na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Rio Branco. No decorrer da sessão, foram ouvidas cinco das seis testemunhas de acusação previstas na denúncia.
Conforme a Justiça, o Ministério Público do Acre (MP-AC) insistiu na oitiva de uma testemunha, que não foi intimado para esta audiência. Com isso, o juiz designou o dia 8 de novembro de 2024, às 10h30, para a continuação da audiência, na qual serão ouvidas a última testemunha de acusação, as seis testemunhas de defesa do acusado Liomar de Jesus Mariano, e realizados os interrogatórios dos réus.
Entre os réus estão Carmélio da Silva Bezerra, Clebson Rodrigues do Nascimento, João da Silva Cavalcante Júnior, Liomar de Jesus Mariano, Saíro Gonçalves Petronílio, Weverton Monteiro de Oliveira, e Antonio Severino de Souza, o único foragido. Parte dos acusados está em reclusão, enquanto outros respondem em liberdade.
Relembre o caso
Gedeon de Souza Barros foi assassinado a tiros no dia 20 de maio de 2021, no bairro Santa Inês, em Rio Branco.
Ele foi abordado por dois homens em uma motocicleta, que o executaram e fugiram logo em seguida. Liomar, também conhecido como Mazinho Mariano, é apontado como um dos mandantes do crime, motivado por uma dívida de aproximadamente R$ 130 mil que a vítima teria com ele.