O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) afirmou que é falsa a informação de que o juiz Eleitoral da 9ª Zona, Alesson Braz, teria ordenado a retirada de todos os fiscais identificados com crachás da oposição dos locais de votação. A notícia foi veiculada na manhã deste domingo, 6, em alguns sites de notícia.
A decisão do Juiz Alesson Braz esclarece que, para a regularização dos crachás impugnados dos fiscais do Partido MDB, pertencentes à Coligação “Bora Rio Branco”, é necessário que os crachás contenham o nome do fiscal, ainda que escrito à caneta. A determinação segue o que dispõe a Resolução TSE nº 23.669/2021, artigo 151, parágrafos 1º e 2º.
Portanto, não houve qualquer ordem de retirada de fiscais dos locais de votação, mas apenas uma exigência de regularização dos crachás, conforme as normas da Justiça Eleitoral.
As autoridades reforçam a importância de que a população e os envolvidos no processo eleitoral busquem informações em fontes oficiais para evitar a disseminação de desinformação.