Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Últimos dias de outubro devem ser quentes, abafados e com chuvas, diz Friale

Foto: Juan Vicent Diaz

Dias quentes, abafados, com chuvas diárias, mas passageiras e pontuais. Esta é a previsão do pesquisador climático Davi Friale para os últimos dias de outubro e primeiros dias de novembro, em divulgação realizada nesta segunda-feira, 28, no site O Tempo Aqui.

Ainda segundo Friale, há baixas probabilidades de temporais até a quinta-feira, 31. “A partir de sexta-feira, dia 1º de novembro, o tempo muda e as chuvas poderão ser intensas e acompanhadas de temporais, principalmente no próximo domingo, 3”, diz.

As temperaturas máximas, ao longo da semana, deverão oscilar entre 32ºC e 35ºC em todos os municípios do Acre; em alguns pontos, as máximas podem chegar a 36ºC.

“As menores temperaturas, que ocorrem ao nascer do Sol, estarão variando entre 21ºC e 24ºC nas microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, e entre 22ºC e 25ºC nas microrregiões de Tarauacá e Cruzeiro do Sul”, reitera o pesquisador, acrescentando ainda que os ventos estarão soprando, já a partir da próxima quarta-feira, da direção norte. “com variações de noroeste e de nordeste, com intensidade fraca, mas, eventualmente, com rajadas moderadas”.

Ainda segundo Friale, apenas na capital acreana, em outubro já choveu 156,2mm, ou seja, 8,5% acima da média mensal, que é 144,0mm, conforme dados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Já foram seis dias com chuva acima de 1,0mm”, finaliza.

Sair da versão mobile