A Uranium Filmes apresenta o curta-metragem “Purussaurus” nesta quinta-feira, 24, às 16h, na Filmoteca Acreana. A exibição marca o resultado do segundo módulo da oficina “Criação Audiovisual: da Ideia ao Roteiro, do Roteiro à Filmagem”, que foi ministrada pelo renomado cineasta Tiago Melo, conhecido por trabalhos como “Bacurau”, “Aquarius”, “Boi Neon” e “Azougue Nazaré”. O evento é aberto ao público.
Os participantes do curso – realizado no período de 14 a 18 de outubro deste ano – exploraram etapas essenciais da produção cinematográfica, como linguagem, planos e enquadramentos, figurino, decupagem, produção, roteiro e direção. Nos dois últimos dias, eles dedicaram-se à escrita e gravação das cenas, com o Museu dos Povos Acreanos servindo de locação para o curta.
O primeiro módulo de escrita para cinema, executado em 2021, recebeu cerca de 200 participantes de diversas idades e áreas de atuação, em formato remoto devido à pandemia de Covid-19. Em 2024, o curso presencial disponibilizou 20 vagas, mas a oferta acabou sendo ampliada para 27 devido à alta demanda de inscrições.
Metodologia, representatividade e ação
Tiago Melo, cujo nome figura em festivais como Cannes e Berlim, trouxe seu vasto conhecimento a partir da exibição de longas, curtas e documentários, promoção de debates críticos, leitura de argumentos e roteiros, análise técnica de filmes, apresentação de programas usados na indústria do cinema e troca de experiências com a equipe formada durante o processo de aprendizagem.
O evento é uma oportunidade imperdível para amantes do audiovisual apreciarem uma obra que reflete o talento coletivo dos alunos sob a condução de um dos cineastas que representa uma nova geração do cinema brasileiro. Geração esta que é reverenciada por destrinchar aspectos sociais para além dos estereótipos de país do futebol e do Carnaval, trazendo os brasis periféricos como protagonistas de histórias que repercutem mundo afora.
Promovida pela Uranium Filmes, a oficina conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e da Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB).
Confira a sinopse:
Certo dia, Rodêncio (Kennedy Santos) experimenta um episódio fora do comum durante o expediente de trabalho, em um museu antigo no centro da cidade de Rio Branco (AC). Conforme o vigia percorre os corredores do prédio, acontecimentos bizarros capturam a atenção dele e culminam em um encontro que desafia a realidade. Em pouco mais de quatro minutos, esta breve e intensa obra de ficção mergulha o espectador em uma atmosfera de mistério e suspense. A classificação é livre.