Um homem foi preso em flagrante nesta terça-feira, 15, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, por armazenamento de material de material relacionado a crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet.
A prisão foi feita pela Polícia Federal durante a Operação Guardião da Inocência, deflagrada com o objetivo de combater o armazenamento e compartilhamento desse tipo de conteúdo.
Durante a ação, um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Tarauacá/AC, foi cumprido contra um homem suspeito de adquirir e armazenar fotos e vídeos contendo imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes. Ele foi preso em flagrante.
As investigações tiveram início após a PF identificar o envolvido, que utilizava a internet para acessar e guardar esse tipo de conteúdo criminoso. A operação busca não apenas reunir mais provas contra o suspeito, mas também identificar possíveis outros participantes na prática desses crimes.
Conforme a PF-AC, o homem pode responder por posse e disponibilização de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, ambos considerados crimes hediondos. Mesmo o simples ato de armazenar esses arquivos, sem compartilhamento, já configura crime grave, que não permite concessão de fiança.