A Polícia Militar do Acre (PM-AC), com apoio de outras forças de segurança, realizou uma operação para combater a ocupação ilegal em uma área de reserva no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Porto Dias, em Acrelândia. A ação resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de nove motocicletas e duas armas de fogo, além de diversos equipamentos que indicavam uma ocupação prolongada na área.
A operação, chamada “Usurpare”, foi desencadeada após o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) denunciar que cerca de 300 pessoas estavam se organizando para invadir a área protegida. A ocupação colocava em risco o equilíbrio ambiental e ameaçava o modo de vida sustentável dos assentados.
Durante as incursões, realizadas em conjunto com a Polícia Federal, Ibama e Ministério Público Estadual, os policiais encontraram redes, fogões e utensílios que evidenciavam a intenção dos invasores de se estabelecer na região. Além dos itens apreendidos, duas espingardas, que eram utilizadas em atividades ilícitas dentro da área de preservação, foram confiscadas pelas autoridades.
De acordo com a Polícia Militar, a instituição tem intensificado suas ações de combate aos crimes ambientais na região, alinhando-se à missão de preservar o meio ambiente e manter a ordem nas áreas rurais.
O coronel Kleison Albuquerque, comandante do Policiamento do Interior, destacou a importância da ação para proteger o meio ambiente. ” A ocupação irregular dessas áreas ameaça diretamente o equilíbrio ecológico e o modo de vida sustentável previsto no PAE Porto Dias. A presença da PMAC nesta operação é uma resposta clara de que as forças de segurança estão vigilantes e atuantes para coibir essas práticas.”