Após ter ficado no último pleito, 2020/2024, sem representatividade na Câmara Municipal de Rio Branco, o Partido dos Trabalhadores (PT) vai voltar a ocupar uma cadeira no parlamento mirim da capital acreana. O sociólogo e petista André Kamai, 42 anos, foi eleito nesse domingo, 6, com 2.240 votos.
Com um posicionamento definido e inclinado à esquerda, Kamai foi o candidato mais votado da Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV). A vitória do petista traz esperança ao campo progressista e indica a presença de uma oposição firme ao prefeito Tião Bocalom, reeleito no primeiro turno.
Para Kamai, a resposta das urnas demonstra o interesse da população rio-branquense por mandatos de visão progressista. “Eu fiz essa campanha inteira visitando os bairros, a casa da pessoas, deixando claro que o nosso mandato estaria voltado para fazer com que a prefeitura tenha um olhar dedicado ao que é necessário, básico, para que tenhamos um cidade com mais justiça social e menos desigualdades. E o que as urnas demonstram é que é muito importante que tenhamos mandatos do campo da esquerda no debate público, e a volta do Partido dos Trabalhadores ao debate público é uma escolha de Rio Branco”, destacou.
André explica que seu mandato será gerido de maneira coletiva. “Nosso mandato será feito por muitas mãos, assim como ele foi construído, presente nos bairros, ouvindo as pessoas. Eu não vou estar na Câmara falando por mim, essa eleição não foi em meu nome, essa eleição foi em função de termos uma Rio Branco mais justa. E as pessoas podem esperar um mandato presente, atuante e que não se acovarda”, disse.
Sobre sua oposição à gestão do prefeito Tião Bocalom, André explica que a ideia é fazer o contraditório com responsabilidade. “Nosso mandato é comprometido com a cidade. O meu objetivo como vereador não é fazer o mandato do prefeito eleito dar errado. Eu vou lutar para que ele dê certo, para que as coisas aconteçam. Mas que dê certo a partir do que nós entendemos coletivamente do que é a necessidade real do povo”, endossou.
Acreano natural de Rio Branco, André Kamai é formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Como gestor, foi secretário de Políticas de Juventude da Prefeitura de Rio Branco, nos anos de 2005-2006; Assessor político do governador Binho Marques (2007-2010); presidente da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Rio Branco (2010-2012); secretário de Articulação Política do governador Tião Viana (2011-2012); secretário da Casa Civil da Prefeitura de Rio Branco (2013-2018); presidente da Executiva Estadual do PT Acre, em 2018, e assessor parlamentar entre 2019 e 2022. Atualmente, é secretário de Movimentos Populares da Executiva Regional do PT Acre e vereador eleito para o pleito 2025/2028.
Em sua campanha, André contou com o apoio da juventude petista e de nomes de relevância do Partido dos Trabalhadores, como o ex-deputado Nilson Mourão e os ex-governadores Tião Viana e Jorge Viana.