Muitos eleitores chegaram cedo ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cerb), neste domingo, 6, para votar e evitar filas. No Acre, as eleições ocorrem das 6h às 15h por conta do fuso horário. Mais de 612 mil eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano.
Para a aposentada Francisca Sônia, de 66 anos, moradora do bairro Vila Acre, é uma tradição que ela faz questão de manter em todas as eleições. “Porque é melhor, né, a gente tem mais tempo durante o dia pra visitar alguém, fazer outras coisas”, explicou. Para Francisca, o ato de votar também carrega um grande peso, já que é uma oportunidade de escolher representantes que possam contribuir para a melhoria da cidade. “Nossa cidade precisa de pessoas compromissadas. Então nós queremos estar sempre lutando por essas pessoas.”
A aposentada Maria Deusa, de 57 anos, também é outra eleitora que prefere votar cedo.
Ela destacou que chegar nas primeiras horas ajuda a evitar o movimento maior e o trânsito no entorno das seções eleitorais. “Você chega, vota e vai pra casa. E aí pode ficar o dia todinho já livre pra fazer as outras coisas de domingo”, comentou. Para Maria, votar é um ato de cidadania que permite avaliar o desempenho dos representantes e, se necessário, mudar. “Quando o político não trabalhou bem, você tem a opção de mudança. Tem que analisar as propostas direitinho pra não errar de novo.”
Francisca das Chagas, de 58 anos, e seu esposo Charles Araújo também fizeram questão de comparecer cedo às urnas. Para o casal, a manhã de votação é um momento para exercer a cidadania e, depois, aproveitar o restante do dia em casa. “É o dia da nossa decisão. Da nossa decisão de escolher aquela pessoa que a gente acha que vai dar continuidade”, ressaltou Francisca.