“Eu nasci assim. Desde pequenininha eu tenho amor pelos animais”. É assim que a ativista pela causa dos animais e advogada Vanessa Facundes se define: como uma amante de animais. Em sua segunda tentativa de adentrar na Câmara de Vereadores, a candidata explica que sua vontade de fazer política é para, justamente, fazer algo efetivo, algo novo.
Segundo Facundes, ainda na adolescência, ela saia de casa para ajudar a resgatar animais feridos ou abandonados, não importava a hora. “Lembro, inclusive, de quando pedi ao meu pai uma picareta, às duas da madrugada, porque queria resgatar um filhotinho de gato que havia caído em um bueiro. Tive de ser emancipada cedo para conseguir formalizar os estatutos das duas ONGs que fundei, sempre foi o meu amor”, reitera.
Nova paixão: sororidade
Vanessa explica que veste a camisa não apenas pela causa animal. Após a formação em Direito e com reforço nos estudos em sociologia, a ativista começou a atuar na causa dos direitos das mulheres, em especial, às mães.
“Cresci em uma família que me deixava ter voz, por isso, é de suma importância que todas as mulheres sejam ouvidas, bem-tratadas e, principalmente, respeitadas”, reitera, afirmando que a causa é uma paixão recente, porém grandiosa. “Quero ressaltar que todas nós, mulheres, merecemos respeito. E quero lembrar que é nossa responsabilidade, enquanto mulheres, nos acolher. Apenas nós entendemos nossa luta, apenas nós entendemos nossa dor. Eu jamais soltarei a mão da causa dos direitos das mulheres, nem dos animais. Quero atuar pelos seres humanos e pela fauna, porque sei que as duas causas podem caminhar juntas”, finaliza.