Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisa Real Time Big Data aponta vitória de Bocalom no primeiro turno, com 53% dos votos válidos

Foto: Assessoria

A nova pesquisa da Real Time Big Data, realizada entre 1º e 2 de outubro de 2024, revela um cenário favorável para o atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), na corrida pela reeleição. Com 53% dos votos válidos, onde são retirados os votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Bocalom é apontado como o provável vencedor já no primeiro turno.

Marcus Alexandre aparece em segundo lugar na pesquisa, com 38%, enquanto Emerson Jarude e Jenilson Leite registram 6% e 3%, respectivamente.

O levantamento, encomendado pela TV Gazeta/Rede Record, teve uma amostragem de 1.000 entrevistas, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Consulta estimulada

Na consulta estimulada, onde os nomes dos pré-candidatos foram apresentados aos entrevistados, Tião Bocalom aparece com 50%, refletindo uma leve alta de 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, realizada entre 23 e 24 de setembro de 2024, que o apontava com 49%.

Marcus Alexandre (MDB), por sua vez, também apresentou uma leve elevação em sua intenção de votos, subindo de 35% para 36%.

Emerson Jarude (Novo) e Jenilson Leite (PSB) mostraram-se menos competitivos, com Jarude mantendo 5% e Leite caindo de 5% para 3%.

Os votos nulos e em branco se mantiveram em 3%, assim como dos entrevistados que não souberam ou não quiseram responder.

Consulta espontânea

Na consulta espontânea, que revela as intenções de voto sem a apresentação dos candidatos, Tião Bocalom também se destacou, alcançando 39%, um aumento de 2 pontos percentuais em comparação aos 37% da pesquisa anterior.

O candidato Marcus Alexandre também viu sua popularidade aumentar, passando de 20% para 22%. Emerson Jarude manteve 1% das menções espontâneas, enquanto Jenilson Leite não foi mencionado na nova pesquisa.

Os votos em branco ou nulos somaram 15%, um aumento de 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior. Além disso, 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Cenário para o segundo turno

Em um eventual segundo turno, os números são igualmente favoráveis a Bocalom:

Votabilidade

Os dados de votabilidade da nova pesquisa revelam que 41% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em Tião Bocalom (PL), uma alta de 2 pontos percentuais em comparação aos 39% da pesquisa anterior. Marcus Alexandre (MDB) também teve um aumento nesse quesito, subindo de 27% para 29% entre os que votariam com certeza.

Quando analisada a possibilidade de voto, Tião Bocalom apresenta 22%, enquanto Marcus Alexandre mostra um percentual de 24%.

Emerson Jarude (Novo) e Jenilson Leite (PSB) permanecem com taxas baixas, com 3% e 2%, respectivamente, quando questionados sobre a certeza de voto.

Em relação à rejeição, Tião Bocalom possui 31% de não preferência, enquanto Marcus Alexandre apresenta uma taxa de 38%. Os níveis de rejeição para Emerson Jarude e Jenilson Leite são ainda mais altos, com 49% e 50% de eleitores que afirmam que não votariam neles.

Quanto à familiaridade dos eleitores, 6% não conhecem o suficiente Tião Bocalom para opinar, em comparação a 9% para Marcus Alexandre. Emerson Jarude e Jenilson Leite têm 28% e 29% de eleitores que não os conhecem suficientemente para formar uma opinião.

Sair da versão mobile