Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Três vereadores podem disputar a presidência da Câmara de Vereadores em Rio Branco

Nem mesmo foram empossados, os vereadores recém eleitos já iniciaram as articulações internas pela disputa da presidência da Câmara Municipal de Rio Branco, do biênio 2025/2026.

Segundo fontes internas, que foram procuradas pelos possíveis candidatos, os vereadores Samir Bestene (PP), Joabe Lira (união Brasil) e Elzinha Mendonça (PP), todos da base do prefeito Tião Bocalom, devem concorrer à presidência do legislativo mirim.

Estreante no parlamento, Joabe Lira foi secretário da Zeladoria e Cuidados com a Cidade de Rio Branco, deixando o poder executivo para concorrer a uma vaga na câmara. Com 4.080 mil votos, Joabe foi sétimo vereador mais votado do último pleito. O ex-secretário de Bocalom pretende começar a sua trajetória política já no comando do poder legislativo.

Eleito para o seu segundo mandato, o vereador Samir Bestente (PP), irmão do vice-prefeito eleito Alyson Bestene, também integra a disputa pela presidência da Câmara. Com 5.704 mil votos, Samir foi o segundo vereador mais votado de Rio Branco e tem realizado articulações para ocupar a presidência.

A terceira a possivelmente concorrer ao cargo, vereadora Elzinha Mendonça (PP), vai exercer o sue terceiro mandato. Apesar de ter feito oposição a Bocalom no atual pleito legislativo, a parlamentar concorreu e venceu as eleições pelo Progressistas, que integrou a chapa do prefeito. Com a nova configuração, Elzinha vai compor a base de Bacolom e Alysson e também mira o ocupar a presidência da Câmara.

 

 

Sair da versão mobile