Nem mesmo foram empossados, os vereadores recém eleitos já iniciaram as articulações internas pela disputa da presidência da Câmara Municipal de Rio Branco, do biênio 2025/2026.
Segundo fontes internas, que foram procuradas pelos possíveis candidatos, os vereadores Samir Bestene (PP), Joabe Lira (união Brasil) e Elzinha Mendonça (PP), todos da base do prefeito Tião Bocalom, devem concorrer à presidência do legislativo mirim.
Estreante no parlamento, Joabe Lira foi secretário da Zeladoria e Cuidados com a Cidade de Rio Branco, deixando o poder executivo para concorrer a uma vaga na câmara. Com 4.080 mil votos, Joabe foi sétimo vereador mais votado do último pleito. O ex-secretário de Bocalom pretende começar a sua trajetória política já no comando do poder legislativo.
Eleito para o seu segundo mandato, o vereador Samir Bestente (PP), irmão do vice-prefeito eleito Alyson Bestene, também integra a disputa pela presidência da Câmara. Com 5.704 mil votos, Samir foi o segundo vereador mais votado de Rio Branco e tem realizado articulações para ocupar a presidência.
A terceira a possivelmente concorrer ao cargo, vereadora Elzinha Mendonça (PP), vai exercer o sue terceiro mandato. Apesar de ter feito oposição a Bocalom no atual pleito legislativo, a parlamentar concorreu e venceu as eleições pelo Progressistas, que integrou a chapa do prefeito. Com a nova configuração, Elzinha vai compor a base de Bacolom e Alysson e também mira o ocupar a presidência da Câmara.