Cerca de 130 candidatos do Acre participam da segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), no próximo domingo, 20. As provas vão ser aplicadas no Colégio Meta, em Rio Branco.
O exame, aplicado em todas as capitais brasileiras, reúne mais de 30 mil inscritos e busca habilitar bacharéis em direito a prestar concursos públicos para ingressar na magistratura.
Os portões serão abertos às 9h30, no horário local, e a prova começa às 11h. Os participantes terão até as 16h para responder 80 questões que abrangem temas como Direito Constitucional, Administrativo, Processual Civil, Penal, além de Direitos Humanos e noções de formação humanística.
Conforme o Tribunal de Justiça do Acre, o Enam, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa garantir que os concursos valorizem tanto a vocação para a carreira quanto a capacidade de raciocínio e solução de problemas.
Nesta edição, entre os mais de 33 mil inscritos, estão 5.516 pessoas negras, 1.254 com deficiência e 33 indígenas.
A habilitação é eliminatória, com validade de dois anos, prorrogável por igual período, permitindo aos aprovados concorrer a vagas futuras na magistratura.