Em meio a era digital, há quem acredite que o romance não tem vez quando se encontra um parceiro nos aplicativos de relacionamento. Mas um estudo recente publicado no periódico Social Sciences sugere que relacionamentos românticos iniciados por meio de aplicativos de namoro não são significativamente diferentes em qualidade em comparação com aqueles formados pessoalmente.
Pesquisadores entrevistaram 233 estudantes universitários sobre suas experiências de relacionamento para determinar se a maneira como os casais se conhecem afeta a qualidade do relacionamento.
Para medir a qualidade do relacionamento, os pesquisadores usaram um método que avalia aspectos como satisfação, intimidade e confiança.
Os participantes classificaram seus relacionamentos atuais ou passados em uma escala de 1 a 7, com pontuações mais altas indicando melhor qualidade do relacionamento. A equipe de pesquisa então conduziu análises estatísticas para comparar a qualidade do relacionamento daqueles que se conheceram on-line versus pessoalmente.
Os pesquisadores não encontraram diferenças significativas na qualidade dos relacionamentos românticos com base em se eles foram iniciados. Para relacionamentos atuais e passados, os participantes que conheceram seus parceiros por meio de aplicativos de namoro relataram níveis de satisfação, comprometimento e paixão comparáveis aos que se conheceram pessoalmente.
O estudo desafia a noção de que relacionamentos formados online são inerentemente menos autênticos ou gratificantes do que aqueles iniciados pessoalmente.
Por: Metrópoles