Com histórias encantadoras para crianças, adolescentes e adultos, o Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc) promove a 3ª Mostra de Teatro do Sesc em Rio Branco. O evento será realizado nos dias 7, 8 e 10 de dezembro, a partir das 17h, no Teatro de Arena do Sesc Centro.
O curso de iniciação ao teatro tem duração de dez meses e conta com oito turmas: crianças a partir de cinco anos, crianças de cinco a oito anos, jovens de nove a 14 anos, adolescentes de 15 a 18 anos e uma turma de adultos. Todas as turmas são orientadas pela professora Vanessa Sousa, que também foi responsável pela montagem e direção das peças teatrais.
Vanessa conta que durante as aulas do curso utiliza a metodologia humanista que trabalha a independência, criatividade e foca no pessoal de cada pessoa para poder trabalhar um coletivo. Além disso, ela também usa a metodologia dos jogos teatrais que trabalha com o lúdico, autonomia, brincadeiras tradicionais e cantigas.
“Cada turma é um processo diferente, é um curso e não uma obrigação, é algo mais leve, as crianças estão porque gostam, os adolescentes e adultos porque se identificam”, diz.
Desafios
A professora destaca o desafio de atrair alunos em um contexto dominado pela tecnologia. “É desafiador, muito desafiador. Vivemos numa geração. Televisão onde o celular é mais interessante, a televisão é mais interessante, o tablet é mais interessante. Então, eu estudo muito, me esforço muito para que as minhas aulas sejam coisas que eles sempre queiram voltar”, conta.
Atualmente, a professora conta com 55 alunos, o que fez com que também aumentasse a quantidade de peças para a mostra. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Vanessa têm pós-graduação em educação inclusiva e, entre as turmas do curso, possui alguns alunos com transtorno de espectro autista (TEA).
“Alguns alunos chegaram totalmente introvertidos e hoje em dia já se relacionam com outros alunos da sala, conseguem conversar. Cheguei a ouvir relatos de alunos que perderam a timidez na hora de apresentar trabalhos na escola é uma grande conquista”, diz.
Conquista
Para Vanessa a maior conquista que os alunos conseguem através do teatro é adquirem autonomia, além de sentir orgulhosa de ver que os alunos permaneceram até o final do curso e se dedicando para apresentação de suas peças.
De acordo com a professora, a expectativa para o evento é ver a casa cheia, em todos os espetáculos. Ela ainda deixa uma mensagem aos seus alunos “ Eu almejo que eles entendam que tudo é um processo, teatro é processo, teatro é cumplicidade, teatro é parceria e teatro é uma forma de ver o mundo, de descobrir parte dele uma nova forma de olhar, de pensar, de ser autônomo, de ser humano”, finaliza.
Aos interessados em assistir aos espetáculos, estão abertas as reservas para a retirada dos ingressos da mostra, que pode ser feita através do preenchimento do formulário online neste link, que estará aberto até dia 30 de novembro ou até esgotarem os ingressos.
Confira a programação completa:
Dia 07
Peça Sonhos e descobertas, às 17h.
Peça Pluft, o fantasminha, às 18h.
Peça Alice no País das Maravilhas às 19h30.
Dia 08
Peça Sonhos e descobertas, às 17h.
Peça Pluft, o fantasminha, às 18h.
Peça Vida em 6 recortes, às 19h30
Dia 10
Peça Pluft, o fantasminha, às 18h40
Peça Alice no País das Maravilhas, às 20h