O Rio Acre registrou uma elevação expressiva de 1,71 metro nas últimas 24 horas, alcançando a marca de 5,70 metros nesta quarta-feira, 20, segundo dados do boletim diário divulgado pela Defesa Civil Municipal. Na medição realizada às 6h da manhã de terça-feira, 19, o nível do rio estava em 3,99 metros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o aumento no nível é resultado do comportamento da bacia hidrográfica, especialmente em Capixaba, onde o manancial subiu 1,41 metro no mesmo período.
“É possível que nas próximas 24 horas o nível do Rio Acre suba ainda mais, mas, caso a situação da bacia se estabilize, a expectativa é de retração em Rio Branco nas próximas 48 horas”, informou Falcão.
Apesar da elevação, não houve registro de chuva em Rio Branco nas últimas 24 horas. Ainda assim, o acumulado de novembro já ultrapassa 224 milímetros, superando a previsão inicial da Defesa Civil, que esperava 200 mm para o mês.
O Rio Acre enfrenta um ano de extremos. Em 21 de setembro, o manancial marcou 1,23 metro, a menor cota desde o início do monitoramento, em 1971, configurando a pior seca da história.