Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura promove ª Conferência Municipal do Meio Ambiente em dezembro

Foto: Juan Vicent Diaz

A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), realizará, no dia 3 de dezembro, a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O encontro acontecerá no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre, com credenciamento a partir de 8 horas da manhã. Este ano, o tema a ser debatido é a Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica.

As inscrições podem ser feitas através do portal https://cmma.riobranco.ac.gov.br/5-edicao/inscricao.

A 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente é a primeira etapa para a Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento é um processo participativo que promoverá o diálogo sobre a temática da emergência climática, visando incentivar a ampla participação da população de Rio Branco, para o apontamento de soluções de enfrentamento aos problemas desencadeados pela mudança do clima. As soluções debatidas serão em torno de cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça climática; Transformação ecológica, Governança e Educação Ambiental.

Qual objetivo da 5ª CMMA?

O objetivo da 5ª CMMA é incentivar a participação de populações e de territórios em situação de vulnerabilidade climática nos diálogos sobre as medidas de mitigação e de adaptação às alterações climáticas. Ao final das discussões na conferência, é esperado o desenvolvimento de 10 propostas de enfrentamento a emergência climática em Rio Branco, sendo 2 propostas por eixo temático. Além disso, serão eleitas pessoas delegadas que irão representar o município na etapa estadual da conferência.

O que são os Grupos de Trabalho dos eixos temáticos?

Os Grupos de Trabalho (GT) é o momento da Conferência com maior intensidade de diálogo. É a ocasião em que as pessoas podem debater o Eixo Temático escolhido, elaborar e priorizar as propostas. Os GTs serão divididos em cinco eixos temáticos. A finalidade de cada eixo é elaborar propostas com as seguintes abordagens:

  1. Eixo 1 – Mitigação: Redução da emissão de gases de efeito estufa.
  2. Eixo 2 – Adaptação e preparação para desastres: Prevenção de riscos e redução de danos.
  3. Eixo 3 – Justiça climática: Superação das desigualdades.
  4. Eixo 4 – Transformação ecológica: Descarbonização da economia com maior inclusão social.
  5. Eixo 5 – Governança e Educação Ambiental: Participação e controle social.

Cada GT deve contar com um(a) facilitador(a) e um(a) relator(a) para conduzir a atividade. Ao final dos trabalhos, as propostas priorizadas nos GTs serão encaminhadas a plenária para o público compreendê-las e posteriormente realizar a escolha das 10 propostas vencedoras que serão encaminhadas para etapa estadual.

Quem são os delegados em uma Conferência Municipal de Meio Ambiente?

Delegados são pessoas que irão formar uma delegação da Conferência Municipal do Meio Ambiente e que representará o município na Conferência Estadual. Desempenham um papel crucial, pois são responsáveis por representar os interesses de diferentes setores da sociedade, organizações não governamentais (ONGs), comunidades locais, setor privado, entre outros, para o enfrentamento da emergência climática.

 

Sair da versão mobile