Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre apresenta potencialidades durante lançamento da COP30 no Pará

COP 30 será realizada no Brasil em novembro de 2025. Foto: Pedro Devani/Secom

O mundo já respira o movimento da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, a ser realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA), no coração da Amazônia, com foco em parcerias estratégicas e incluindo as vozes indígenas no planejamento sustentável da Amazônia.

Com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, representando o presidente Lula; da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal e governador do Pará, Helder Barbalho; e da vice-governadora do Acre, Mailza Assis; e demais governadores que compõem a Amazônia Legal, foram reafirmados os trabalhos preparatórios para receber, no ano que vem, o maior evento climático do planeta, que tem como foco principal a preservação das florestas.

A vice-governadora Mailza Assis explicou que o Acre tem uma política de conservação das florestas que já é reconhecida pela sua atuação, pela robustez, integridade e que contempla todos esses atores. “Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido com transparência e ampla participação da comunidade, habilitando o governo do Acre a pleitear novos financiamentos climáticos, para que possa ajudar na manutenção das políticas públicas de desenvolvimento sustentável e políticas ambientais do Estado”, enfatizou.

O governador Helder Barbalho afirmou que receber a COP30 na Amazônia significa um grande legado para os povos tradicionais. Ao mesmo tempo, trará desafios e conquistas para o Brasil. “Este é um evento que traz a mobilização do maior evento global relacionado ao meio ambiente; precisamos tratar os problemas mais urgentes do planeta. Por isso, realizar a COP30 em Belém é a quebra de paradigmas e preconceitos. A coragem de fazer essa COP na Amazônia é maior do que os desafios que são postos”, enfatizou.

Já o vice-presidente Geraldo Alckmin declarou que será um ganho enorme a realização da COP30 no país: “O Brasil mostrará toda a sua floresta, sabores, costumes e toda a diversidade cultural de um país gigantesco. Sem dúvida, é um legado”.

Importância da COP30 em Belém

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), um evento que reúne anualmente os países-membros em conferências mundiais para debater ações destinadas a manter o clima do planeta o mais próximo possível do período anterior à Revolução Industrial, iniciada em 1760.

Desde sua primeira edição, os acordos e planos de ação focaram em diversos aspectos da ação humana com o objetivo de mitigar o impacto ao meio ambiente. Agora, a COP 30 retoma as conversas sobre redução na emissão dos gases de combustíveis fósseis para preservar o planeta.

Sair da versão mobile