Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre apresenta potencialidades durante lançamento da COP30 no Pará

Acre apresenta potencialidades durante lançamento da COP30 no Pará

COP 30 será realizada no Brasil em novembro de 2025. Foto: Pedro Devani/Secom

O mundo já respira o movimento da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, a ser realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA), no coração da Amazônia, com foco em parcerias estratégicas e incluindo as vozes indígenas no planejamento sustentável da Amazônia.

Com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, representando o presidente Lula; da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal e governador do Pará, Helder Barbalho; e da vice-governadora do Acre, Mailza Assis; e demais governadores que compõem a Amazônia Legal, foram reafirmados os trabalhos preparatórios para receber, no ano que vem, o maior evento climático do planeta, que tem como foco principal a preservação das florestas.

A vice-governadora Mailza Assis explicou que o Acre tem uma política de conservação das florestas que já é reconhecida pela sua atuação, pela robustez, integridade e que contempla todos esses atores. “Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido com transparência e ampla participação da comunidade, habilitando o governo do Acre a pleitear novos financiamentos climáticos, para que possa ajudar na manutenção das políticas públicas de desenvolvimento sustentável e políticas ambientais do Estado”, enfatizou.

O governador Helder Barbalho afirmou que receber a COP30 na Amazônia significa um grande legado para os povos tradicionais. Ao mesmo tempo, trará desafios e conquistas para o Brasil. “Este é um evento que traz a mobilização do maior evento global relacionado ao meio ambiente; precisamos tratar os problemas mais urgentes do planeta. Por isso, realizar a COP30 em Belém é a quebra de paradigmas e preconceitos. A coragem de fazer essa COP na Amazônia é maior do que os desafios que são postos”, enfatizou.

Já o vice-presidente Geraldo Alckmin declarou que será um ganho enorme a realização da COP30 no país: “O Brasil mostrará toda a sua floresta, sabores, costumes e toda a diversidade cultural de um país gigantesco. Sem dúvida, é um legado”.

Importância da COP30 em Belém

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), um evento que reúne anualmente os países-membros em conferências mundiais para debater ações destinadas a manter o clima do planeta o mais próximo possível do período anterior à Revolução Industrial, iniciada em 1760.

Desde sua primeira edição, os acordos e planos de ação focaram em diversos aspectos da ação humana com o objetivo de mitigar o impacto ao meio ambiente. Agora, a COP 30 retoma as conversas sobre redução na emissão dos gases de combustíveis fósseis para preservar o planeta.

Sair da versão mobile