Gestores e técnicos de saúde e de vigilância do Acre participaram, na última sexta-feira, 1º, de uma reunião online promovida pela Sala Nacional de Arboviroses para discutirem ações de combate e controle da dengue, zika, chikungunya e febre oropouche.
Na ocasião, foi apresentado aos participantes o Plano de Ação para redução da Dengue e outras Arboviroses, a ser implementado no estado. Além do Acre, estiveram na reunião representantes do Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima.
O objetivo do encontro virtual é “fazer uma grande mobilização para que as pessoas participem ativamente na redução da proliferação do Aedes aegypti e procurarem as unidades de saúde quando os primeiros sintomas apresentarem, para que a quadro clínico não se agrave”, disse o secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Cunha.
Entre as ações previstas no plano estão a implementação de Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDL), a ampliação do método Wolbachia, a soltura de insetos estéreis em aldeias indígenas e uma maior cobertura da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI).
O plano apresentado aos cinco estados amazônicos foi construído por mais de 200 pesquisadores e lançado pelo Governo Federal em setembro. O documento possui seus eixos de atuação:
– prevenção;
– vigilância;
– controle vetorial;
– organização da rede assistencial e manejo clínico, preparação e resposta às emergências;
– comunicação; e
– participação comunitária.