O Acre alcançou um marco significativo na saúde pública ao realizar, em apenas três dias, quatro transplantes renais na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). Segundo o governo, as cirurgias, realizadas nesta semana, foram bem-sucedidas, e os pacientes seguem em recuperação na unidade.
A habilitação do hospital para transplantes renais foi concedida em maio deste ano pelo Ministério da Saúde, mas os procedimentos enfrentaram atraso devido à falta de compatibilidade entre os órgãos disponíveis e os pacientes da lista de espera. A situação mudou com a chegada de doadores locais compatíveis, permitindo a realização das cirurgias.
Os beneficiados foram dois homens, de 51 e 33 anos, das cidades de Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, e duas mulheres, de 31 e 30 anos, de Rio Branco e Assis Brasil.
Os transplantes renais, suspensos no estado desde a pandemia de covid-19, representam uma conquista importante para o Acre. Segundo o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, a retomada dessas cirurgias foi uma prioridade.
“Sabemos que a vida dos pacientes renais crônicos não é fácil, e os transplantes se tornam uma saída para muitos deles, que precisam dialisar com frequência, então, com este marco na saúde púbica do Acre, o governo sela mais uma vez seu compromisso em melhorar a saúde não apenas para a nossa população, mas para qualquer cidadão que necessite”, afirmou Pascoal.
A médica nefrologista Jarinne Nasserala, responsável técnica pelos transplantes, destacou a colaboração entre as equipes. “A gente está muito feliz com a concretização do nosso trabalho, que é um trabalho de equipe. Graças a Deus, com o apoio do governo do Estado, da Fundhacre, da Sesacre, a gente está conseguindo realizar esse sonho”, disse.
Atualmente, a Fundhacre é o único hospital transplantador do estado e realiza procedimentos de transplante de fígado, rim e córnea, além de estar em processo de habilitação para transplantes de tecido ósseo. Em 2024, a unidade também conquistou destaque nacional ao registrar o maior número de transplantes de córnea realizados no Brasil.