O Acre teve a terceira maior abstenção do país no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 31,3% dos inscritos ausentes, segundo balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
Apenas o Rio Grande do Sul (42,7%) e o Amazonas (39,6%) tiveram, proporcionalmente, mais faltosos que o Acre.
Neste ano, 26.375 acreanos se inscreveram para o exame, que garante vaga em universidades públicas e privadas.
As provas foram aplicadas neste domingo, 3, em 17 municípios do estado. Os candidatos responderam 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa.
Apesar de alto, o índice de abstenção deste ano foi menor que o de 2023, quando 33,2% dos inscritos faltaram o primeiro dia de prova.
O segundo dia do Enem será no próximo domingo, 10, com outras 90 perguntas de matemática e ciências da natureza.
Reaplicação
Participantes afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometidos por doenças infectocontagiosas listadas no edital (veja lista ao final da matéria) na semana que antecedeu o primeiro dia das provas têm direito a solicitar a reaplicação.
Quem adoeceu precisa inserir, na Página do Participante, um documento legível que comprove a condição. O prazo é de 11 a 15 de novembro. As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Entre as doenças infectocontagiosas que permitem a reaplicação estão coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.