Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Agência da Previdência Social em Rio Branco vai receber sala multissensorial

Foto: Gov.br

A agência de Previdência Social de Rio Branco será a próxima unidade, da região Norte, a receber salas multissensoriais projetadas para oferecer um ambiente acolhedor a pessoas no Espectro Autista. Além da capital acreana, o benefício chegará às unidades de Parauapebas, no Pará. Os espaços serão entregues ainda em novembro.

As salas serão equipadas com brinquedos, livros, iluminação regulável e outros elementos pensados em contribuir para o relaxamento, o foco e a interação, especialmente para pessoas com alterações sensoriais ou cognitivas.

A experiência-piloto, prevista na Portaria PRES/INSS Nº 1.685, de 17 de abril de 2024, contempla a instalação das salas, bem como a distribuição de 804 kits nas Agências da Previdência Social por todo o Brasil. No caso das regiões Norte e Centro-Oeste, os kits foram encaminhados inicialmente para as gerências-executivas de Rio Branco (AC), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Distrito Federal.

“A iniciativa busca oferecer um ambiente mais acolhedor e inclusivo para pessoas com TEA. Desse modo, o foco está no conforto e na interação durante o atendimento, especialmente para quem possui dificuldades sensoriais e cognitivas”, destaca a chefe do serviço de representação técnica do Serviço Social do INSS na Superintendência Regional Norte e Centro-Oeste, Katiana do Nascimento.

Ela explica ainda que os kits incluem produtos lúdicos e interativos, como livros e brinquedos, que podem ser utilizados para facilitar o atendimento aos requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, Katiana comenta que a iniciativa está alinhada à defesa de direitos sociais, com promoção de uma acessibilidade voltada não apenas para estruturas físicas adaptadas, mas também um conforto emocional para quem necessita. “A ação contribui para um atendimento mais acolhedor, humanizado e direcionado para as necessidades das pessoas com deficiência”, reforça.

Pelo Brasil, além de Parauapebas (PA) e Rio Branco (AC), as seguintes unidades passam a contar com as salas multissensoriais, algumas delas já em pleno funcionamento: São Bernardo do Campo (SP), Guarulhos (SP), Montes Claros (MG), Vila Velha (ES), Rio de Janeiro – Praça da Bandeira (RJ), Duque de Caxias (RJ), Juazeiro (BA), Fortaleza – Centro-Oeste (CE), Timbaúba (PE), Santo Antônio de Jesus (BA), Barbalha (CE), Ponta Grossa (PR) e Joinville – Centro (SC).

 

Sair da versão mobile