Os candidatos já se concentram em frente aos locais de prova para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024), e muitos chegaram na Uninorte, um dos pontos de aplicação do exame, antes das 9h30 para evitar qualquer imprevisto.
A ansiedade e as expectativas são comuns entre os candidatos, que começam as provas às 11h30 e têm até as 17h para finalizar o exame de linguagens, ciências humanas e redação.
Para muitos, o Enem representa um passo decisivo rumo ao futuro acadêmico e profissional. É o caso de Hortência Souza, 18 anos, moradora do bairro Irineu Serra, que está prestando o exame pela segunda vez. Mais confiante do que na primeira tentativa, ela compartilhou sua expectativa para o dia.
“Estudei bastante, principalmente. Ano passado foi pior, porque foi assim que saí do terceiro ano do Ensino Médio, mas esse ano estou mais tranquila”, afirmou, completando com uma dose de otimismo: “Sempre fica aquele nervoso no coração, mas minha expectativa é de que eu vou alcançar meu objetivo.”
Entre os mais jovens, há ainda aqueles que fazem o exame como treineiros, experimentando o formato e a pressão de um grande exame como o Enem. Ana Maria Vargas, moradora do bairro Irineu Serra, está entre eles. Ela, que sonha em cursar enfermagem, conta que se sente nervosa. “Estou muito nervosa, como é a minha primeira vez. Mas é isso, né? Ano que vem eu quero conseguir o objetivo”, disse a jovem.
Para outros, o momento é de determinação e expectativas altas. Ana Luiza Kagi, de 17 anos e moradora do Santo Afonso, encara o exame com seriedade e um grande sonho em mente: cursar Medicina. “É a primeira vez que eu faço e vai ser pra valer. Estou saindo do terceiro ano do ensino médio agora e me preparei bastante o ano todo. Se Deus quiser, vai dar tudo certo.”