17 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Após criança quebrar o braço na Unimed, beneficiários querem consultas filmadas e marcam manifestação

Empresa não negou o incidente e disse que qualquer pai ou responsável pode acompanhar a terapia de seu filho, bastando solicitar ao profissional responsável.

Leandro Chaves por Leandro Chaves
13/11/2024 - 12:34
Após criança quebrar o braço na Unimed, beneficiários querem consultas filmadas e marcam manifestação
Manda no zap!CompartilharTuitar

Uma criança de apenas 5 anos quebrou o braço direito durante uma consulta com psicólogo no Instituto Unimed Terapias, em Rio Branco. O caso aconteceu no início de setembro e veio à tona nos últimos dias, após a mãe da menina procurar a imprensa para denunciar que a empresa teria ignorado sugestões de um grupo de pais para a implementação de medidas que evitem novos incidentes do tipo.

“Minha filha estava na sala com a terapeuta e, quando saiu, estava chorando. A terapeuta falou que ela e a minha filha estavam dançando, sendo filmadas por ela esta parte. Aí, em um determinado momento, a minha filha saiu do ângulo do tablet que estava gravando, e se escuta a pancada e o choro, mas esse momento não foi registrado. Ela passou 30 dias com gesso, ou seja, minha família viveu um mês de pesadelo”, diz a mãe Patrícia Falcão.

Um abaixo-assinado reuniu 400 beneficiários e pede que a Unimed faça adequações no espaço onde ocorrem as sessões. Uma delas é a instalação de uma janela de vidro para que os pais ou responsáveis possam acompanhar as consultas de seus filhos, muitos deles autistas.

Outras duas medidas sugeridas é que as sessões sejam inteiramente gravadas e que seja criado um grupo fechado com beneficiários e terapeutas para o acompanhamento das consultas em tempo real.

As demandas foram enviadas à Unimed no dia 29 de outubro e não teriam sido respondidas. Revoltado com a situação, o grupo de pais marcou para esta quinta-feira, 14, às 9h, uma manifestação na Cidade da Justiça.

Eles denunciam uma série de outros incidentes semelhantes durante as sessões de terapia. Além do braço quebrado da filha de Patrícia, teriam ocorrido trincamento do osso do membro superior de outro paciente, torção de pé, mal uso de celular por parte dos terapeutas, mordidas entre crianças, pacientes entregues aos pais com roupa suja de café e proibição do uso de banheiro por uma beneficiária adolescente durante a sessão.

O outro lado

Procurada pela reportagem, a Unimed não negou os incidentes relatados e disse que qualquer pai ou responsável pode acompanhar a terapia de seu filho, bastando solicitar ao profissional responsável.

“Sabemos que são pacientes autistas, e não existem manuais ou protocolos que, mesmo com a instalação de câmeras ou portas transparentes, possam evitar crises e desregulações sensoriais. Seria incoerente afirmar que a empresa adotará medidas para ‘evitar’ um comportamento natural de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, informou o órgão.

Paralelo ao esclarecimento acima, a empresa também emitiu uma nota oficial em que diz não reconhecer abaixo-assinados como forma válida de solicitação de medidas e acusa os idealizadores do documento de fazerem pressão indevida sobre outros pais para aderirem ao movimento. Leia a íntegra:

“A Unimed Rio Branco, empresa privada de saúde suplementar, esclarece que todas as solicitações e pedidos de clientes devem seguir os procedimentos administrativos de abertura de protocolo nas frentes de atendimento, seja de forma presencial ou online, conforme exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por não ser uma instituição pública, a Unimed Rio Branco não reconhece abaixo-assinados como forma válida de solicitação. Além disso, recebemos relatos formalizados de uma pressão indevida sobre os pais de pacientes do Instituto Unimed Terapias para aderirem ao abaixo-assinado, o que repudiamos, especialmente em um ambiente terapêutico.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o respeito tanto aos profissionais de terapia quanto aos pais. A instalação de câmeras ou de portas com visores transparentes não isenta a necessidade da presença dos responsáveis no prédio durante as terapias, para que possam ser acionados em caso de qualquer intercorrência ou necessidade de auxílio nas atividades terapêuticas. Adicionalmente, a Unimed Rio Branco segue as orientações dos conselhos de classe, como o Conselho Federal de Psicologia, que estabelece no artigo 9º: “[…] é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.”

A Unimed Rio Branco permanece à disposição pelos canais oficiais, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (68) 2106-4510.”

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Acre apresenta potencialidades durante lançamento da COP30 no Pará

Próxima Notícia

Prefeitura lança campanha ‘Natal Solidário da Juventude’ para arrecadar brinquedos

Mais Notícias

Grupo Moças do Samba / Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Grupo Moças do Samba apresenta espetáculo “Grandes Mestres” na Usina de Arte

17/11/2025
Com 27 mil desocupados, Acre fecha trimestre com taxa de 7,4% de desemprego
Geral

Com 27 mil desocupados, Acre fecha trimestre com taxa de 7,4% de desemprego

17/11/2025
Foto: Reprodução
3º destaque

Acre registra mais de 90 colisões contra postes e 40 mil consumidores afetados por interrupções de energia até outubro

17/11/2025
Foto: Marcos Vicentti/Arquivo pessoal
Geral

Onda polar derruba temperaturas e deve trazer chuvas intensas nesta terça-feira, prevê Friale

17/11/2025
Rio Branco supera Acre e média nacional na redução do desemprego entre adultos jovens
Destaques Cotidiano

Rio Branco supera Acre e média nacional na redução do desemprego entre adultos jovens

17/11/2025
Foto: Marcos Araújo/Secom)
5º destaque

Subida repentina do Rio Acre compromete abastecimento de água em Rio Branco

17/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Prefeitura lança campanha 'Natal Solidário da Juventude' para arrecadar brinquedos

Prefeitura lança campanha 'Natal Solidário da Juventude' para arrecadar brinquedos

Foto: Juan Diaz

Acre tem a 3ª maior alta do país no setor de serviços em setembro, com expansão de 3,7%

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre