Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após mais de 8 anos, acusados da morte de candidato a vereador no Acre vão a júri popular

Elivaldo Santana dos Santos foi morto em agosto de 2016

Após mais de oito anos, os acusados Jocir Bezerra de Freitas e Valdir Valério do Nascimento sentam no banco dos réus nesta quarta-feira, 27, na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco. A dupla responde pela morte do candidato do PSDB a vereador Elivaldo Santana dos Santos, ocorrida em agosto de 2016, na zona rural de Porto Acre, no interior do estado.

Ao todo, durante o julgamento devem ser ouvidas sete testemunhas, além do interrogatório dos réus.

Conforme denúncia do Ministério Público do Estado (MP-AC), os dois acusados e mais uma terceira pessoa não identificada mataram a vítima com disparos de arma de fogo, por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima.

No dia do crime, a vítima saía de casa em seu carro quando foi surpreendida por Jocir Bezerra e um comparsa, que se aproximaram e deram vários disparos de arma de fogo em sua direção, o que caracterizou execução. O crime teria sido a mando de Valdir Valério.

Ainda segundo o MP-AC, as investigações apontaram que Valdir Valério, que era ex-marido da então companheira de Elivaldo Santana, nutria sérias desavenças com a vítima e que já havia lhe ameaçado de morte em outras ocasiões.

Em decorrência desses desentendimentos, Valdir teria determinado a execução da vítima, ordem esta que foi aceita e executada por Jocir e outra pessoa não identificada.

Sair da versão mobile