Crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento Drª Maria Tapajós e Sol Nascente, em Rio Branco, mergulharam no universo das artes em uma oficina especial promovida pelo projeto “Arte do Ser”. O encontro, realizado na última semana, trouxe lições de crochê e pintura, revelando talentos e despertando o interesse pelo artesanato como possível fonte de renda futura.
A ação é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e contou com a participação das instrutoras Juciane Melo, especialista em crochê, e Raimunda Ferreira, professora de pintura e artes plásticas. Além dos gestores das unidades, os jovens acolhidos participaram ativamente, experimentando cores e texturas enquanto aprendiam técnicas que vão além da estética: oferecem propósito e transformação.
Mais do que um passatempo, as oficinas têm como objetivo estimular a criatividade e o senso de pertencimento dos participantes. “A arte transforma indivíduos e sociedade. Ela dá voz, gera autonomia e cria caminhos para o futuro”, destacou Raimunda Ferreira.
“Arte do Ser”
O projeto foi desenvolvido pela falta de opções de lazer e atividades educacionais dentro do ambiente das instituições de acolhimento de Rio Branco. A ação foi idealizada tendo como premissa básica o fato de que a concentração, disciplina e criatividade são alguns dos resultados obtidos quando o lado artístico nos infantes é instigado e desenvolvido. Dessa forma, tanto o desenvolvimento escolar, quanto o convívio social serão afetados de forma positiva. O projeto tem o formato de extensão da sala de aula, porém, enfatizando as relações e o convívio social.
Ademais, os trabalhos manuais ajudam na compreensão e reflexão acerca de algumas questões sociais como a valorização pessoal, a promoção da autonomia, relacionamentos interpessoais, ao passo que fomenta nas crianças e adolescentes a autoconfiança, com a realização de tarefas que os tornem reconhecidos por seus dons. Assim, o projeto visa mostrar a importância da arte na educação das crianças e jovens; as possibilidades que ela proporciona na vida dos adolescentes, além de ser uma ferramenta para aproximá-los da cultura nacional e local.
Para saber mais sobre as atividades do projeto “Arte do Ser”, acesse a página segura no Portal do TJAC na Internet, pelo link: https://www.tjac.jus.br/infancia-e-juventude/projetos/arte-do-ser.