O governo do Acre seguiu, nesta terça-feira, 26,com os trabalhos de recuperação estrutural da Passarela Joaquim Macedo, localizada no centro de Rio Branco. As ações estão sendo realizadas por equipes do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) em parceria com o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC).
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, explicou que a instalação dos cabos de aço é uma etapa crucial da obra. “Os cabos serão ancorados em máquinas estrategicamente posicionadas ao lado da passarela, funcionando como suporte ao pilar principal da estrutura”, detalhou.
Desde o desmoronamento parcial da passarela, causado pela erosão acelerada das margens do Rio Acre, a equipe de topografia do Deracre realiza monitoramento diário do solo, acompanhando a evolução dos trabalhos.
O cronograma inclui a montagem do canteiro e a implantação de sistemas de contenção, como cortinas atirantadas e estacas-prancha metálicas. Além disso, a estrutura será reforçada com a instalação de 18 estacas circulares no pilar danificado, proporcionando maior segurança e estabilidade à passarela, que é um importante ponto de ligação para pedestres no centro da capital acreana.