O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, 10, e mais de 26 mil estudantes do Acre estão inscritos para enfrentar as provas de Matemática e Ciências da Natureza, que incluem Física, Química e Biologia.
Embora muitos já tenham feito a primeira etapa, realizada no domingo passado, as expectativas para a prova deste domingo são altas, com ansiedade e confiança misturadas entre os candidatos.
Abigail Nascimento, de 18 anos, moradora do bairro Calafate, encara o Enem com nervosismo, pois essa é sua primeira vez fazendo o exame. Ela sonha em ingressar no curso de enfermagem e revelou que o processo está sendo desafiador.
“Dá uma ansiedade, um nervosismo, principalmente pra gente, que é a primeira vez que vai fazer, né? Já é o último ano do ensino médio, aí vem aquela pressão, que ano que vem desempregado, aí a gente fica nervosa”, explicou Abigail. Ela também comentou sobre a prova da semana anterior: “A redação estava tranquila, que era um tema que dava pra abordar bem, mas as questões, pelo fato de que tinha muito texto, aí dá aquela pressãozinha, aquele desgaste, dá cansaço.”
Ryan Lima, de 18 anos, morador do bairro Cadeia Velha e com o sonho de ingressar em medicina, também expressou o nervosismo de estar tão perto de definir seu futuro. “Nem sei o que te falar. É aquela sensação de nervosismo, né? Porque é o que eu vou fazer no que vem. Nunca sabemos o que vai acontecer.” Sobre a prova da semana passada, Ryan teve uma visão mais positiva: “Melhor que no passado. A redação estava bem mais fácil. Esse ano já foi mais desenvolvido, o tema estava bem tranquilo.”
Jade de Menezes, de 17 anos, está no terceiro ano do ensino médio e planeja seguir a carreira de direito. Embora tenha se sentido nervosa na semana passada, ela agora está mais confiante. “A minha escola me preparou muito bem. Tenho na cabeça que está tudo certo. Meus professores me prepararam muito bem. Eu sei que estou pronta. Na semana passada eu estava nervosa. Mas, hoje estou mais tranquila. Vai dar tudo certo. Tenho fé e é isso”, afirmou Jade.
Maria Zilaide, professora de português e também candidata ao Enem, compartilhou sua motivação. Ela vê o exame como uma oportunidade para continuar aprendendo e ampliar seus horizontes.
“O que me motiva é a vontade de continuar aprendendo. Para não envelhecer a cabeça. Enquanto a gente está vivo, a gente pode aprender. E eu acho uma forma de agradecer pela vida. É estudar, é aprender, é ampliar meus conhecimentos. Se possível, fazer um novo curso. Tenho vontade de fazer psicologia. E estou muito otimista”, disse Maria.
Enem no Acre
Este ano, o Enem no Acre tem 26.375 inscritos e, no segundo dia de provas, os candidatos terão 5 horas para responder a 90 questões de múltipla escolha.
As provas começam às 11h30 (horário do Acre) e as questões abrangem temas de Matemática e Ciências da Natureza. Na primeira etapa, realizada no dia 3 de novembro, os estudantes enfrentaram as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Apesar da alta adesão, o Acre registrou a terceira maior abstenção do país, com 31,3% dos inscritos faltando à primeira prova, segundo balanço preliminar do Ministério da Educação (MEC). Neste domingo, os portões abriram às 10h e fecham às 11h, horário local, e o exame tem início às 11h30, horário do Acre.
Com colaboração: Iryá Rodrigues