O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira, 31, aponta manutenção do sinal de queda dos casos de Síndromes Respiratória Aguda Grave (SRAG), sobretudo os associados à Covid-19.
A análise destaca também que, apesar desse quadro, a Covid-19 permanece como a principal responsável pelas internações entre os idosos nas últimas semanas. E chama atenção que o rinovírus se mantém como o principal vírus associado à internação de crianças e adolescentes de até 14 anos.
A incidência de SRAG por Covid-19 tem apresentado maior impacto em crianças pequenas e idosos, enquanto a mortalidade tem sido mais elevada entre idosos a partir de 65 anos. O estudo, que tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 26 de outubro, é referente à SE 43, período de 20 a 26 de outubro.
De acordo com o boletim, apenas quatro dos 27 estados apresentam sinais de crescimento, na tendência de longo prazo (última seis semanas): Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Rio de Janeiro.
Quanto às capitais, Rio Branco também está com sinal de queda nos casos de SRAG tanto no curto quanto no longo prazo.