Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuvas de novembro já ultrapassam o esperado para todo o mês, aponta Defesa Civil

Foto: Juan Vicent Diaz

Nos primeiros 17 dias de novembro, Rio Branco já ultrapassou o volume de chuvas esperado para o mês, com um acumulado de 208,3 milímetros, segundo dados da Defesa Civil Municipal.

O esperado para o mês de novembro era de 200 milímetros, o que representa um aumento de 4,15% no índice de precipitação registrado até o momento.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou a previsão é que os volumes de chuva aumentem ainda mais nos próximos dias, com o risco de ultrapassar em até 50% o total de chuva inicialmente estimado.

“Nós já ultrapassamos o que é esperado por mês. Então, nesses 17 primeiros dias de novembro, já passamos do valor que normalmente é esperado para todo o mês, e a tendência é que aumente ainda mais, porque temos previsão de chuvas para hoje, para amanhã e para os próximos dias”, afirmou Falcão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre, válido até às 11 horas desta segunda-feira, 18. O alerta prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 mm por dia, além de ventos fortes de 40 a 60 quilômetros por hora.

Mesmo com a chegada do período de chuva, o coordenador da Defesa Civil reforçou que o estado ainda não superou a seca. “Isso não significa que a gente tenha saído do período de seca. Continuamos ainda em uma seca, mas já ultrapassamos o que é esperado e podemos ter um volume ainda maior de chuvas”, completou Falcão.

Sair da versão mobile