Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cinema, diversidade e cultura: Festival Pachamama chega a Rio Branco

Foto: Marco Rodrigues

O Festival Pachamama, em sua terceira etapa de execução, chega à capital acreana trazendo a riqueza e a diversidade do cinema latino-americano. Entre os dias 10 e 14 de dezembro, o evento oferecerá uma programação gratuita, incluindo exibições de filmes, debates e atividades formativas na área do audiovisual.

Dividido em três fases, o festival iniciou em outubro, com sua primeira etapa realizada em municípios do interior do Acre, como Xapuri, Assis Brasil e Brasiléia. Esses locais, que fazem fronteira com Peru e Bolívia, receberam exibições de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais. Em novembro, a segunda etapa ocorreu em cidades do Peru, fortalecendo a conexão e a divulgação das produções audiovisuais.

Nesta terceira e última etapa, em Rio Branco, as atividades acontecerão em diversos espaços culturais, como a Filmoteca Pública, o Museu dos Povos Acreanos, Casa do Rio, e no Cine Recreio como sede principal.

O Festival Pachamama busca promover reflexões sobre cinema, sustentabilidade e diversidade cultural, conectando a cultura da floresta aos Andes. A iniciativa é um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação Elias Mansour, e realizado pela Saci Filmes.

A programação completa deve ser divulgada em breve nas redes sociais: @festivalpachamama e @sacifilmes.

Sair da versão mobile