Os Correios do Acre lançaram nesta quarta-feira, 6, na capital acreana, a maior ação de Natal do Brasil, o Papai Noel dos Correios. Os alunos da creche Bem Te Vi, uma das dez instituições contempladas este ano, receberam com festa a visita do bom velhinho.
O Superintendente estadual, Francisco Ithamar de Souza, participou do lançamento desta que é a 35ª edição da campanha e destacou a importância que o Papai Noel dos Correios tem para as crianças “muitas vezes o que ela pede na cartinha é o único presente que vai ganhar, ela deposita ali a sua esperança, o seu sonho e nós como padrinhos podemos ajudar, podemos trazer a eles essa alegria.”
Este ano inicia-se a campanha regional com duas mil cartinhas, de dez instituições de ensino da rede municipal e estadual, da creche ao quinto ano.
A gestora da creche, Ana Paula Gomes falou da gratidão aos Correios e da importância de trabalhar a escrita com seus alunos “mesmo a gente que trabalha com a educação infantil consegue trabalhar com as crianças a sensação de pertencimento, eles ainda não escrevem mas desenham nas cartinhas o que gostariam de ganhar e graças aos Correios e aos padrinhos eles vão ter esse sonho realizado, somos muito gratos por podermos proporcionar isso as nossas crianças.”
Além dos alunos da Bem te vi, participaram do lançamento alguns dos padrinhos corporativos, os gestores das demais escolas escolhidas este ano, a equipe de coordenação da campanha e é claro o bom velhinho, que além de fazer a alegria das crianças chamou a todos para ajudá-lo a tirar esses sonhos do papel e alegrar o natal dessas crianças.
Carreata de luz – Em 2024, em comemoração aos 35 anos da campanha, os Correios irão promover uma carreata de luz que vai percorrer todas as capitais brasileiras, entre 7 de novembro e 14 de dezembro. A data prevista para Rio Branco será posteriormente divulgada.
Como funciona – A campanha visa atender os pedidos de Natal das crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos, além de pedidos feitos por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
Este ano, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cartas de menores assistidos pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça das capitais também serão disponibilizadas para adoção. A ideia é promover um Natal mais feliz às crianças e adolescentes acolhidas nessas unidades jurisdicionais.
Para adotar uma cartinha, basta acessar o Blog da Campanha e seguir as instruções. Também é possível encontrar cartinhas físicas na Agencia Central dos Correios (em frente ao mercado velho) no cantinho do Papai Noel, de 8 às 16h, de segunda a sexta-feira. A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega indicado no blog. As cartas poderão ser adotadas até o dia 12/12 e os presente entregues até o dia 13/12, as cartas das crianças da sociedade serão aceitas até o dia 21/11 e deverão ter o CPF da criança para que possam ser cadastradas no sistema NOEL.
Todas as informações sobre prazos de adoção e entrega de presentes também estão no Blog.