Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parceria entre Comitê de Cultura, FGB e LPG promove oficina de elaboração e gestão de projetos em Rio Branco; veja como participar

Lenine Alencar. Foto: Rose Farias

Atenção, fazedores de cultura, artistas, ativistas, educadores e público em geral! O Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre promove, de 18 a 23 novembro, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, bairro Manoel Julião, em Rio Branco, a Oficina Básica em Elaboração e Gestão de Projetos Culturais – Fábrica de Ideias.

Totalmente gratuita, a oficina será realizada das 18 às 21 horas, de segunda a sexta-feira (18 a 22 novembro). Já o encerramento, no sábado, 23, será das 9 às 12 horas.

A oficina vai desenvolver habilidades criativas e técnicas para a concepção, planejamento, comunicação e execução de projetos culturais, além de fomentar a colaboração e o pensamento crítico entre os participantes, utilizando de diversos instrumentos lúdicos, dinâmicas e jogos, que possam contribuir com a concretização material, coletiva e financeira de uma proposta cultural.

Segundo o coordenador do Comitê e oficineiro, Lenine Alencar (artista das artes cénicas), a formação viabiliza aos participantes a possibilidade de apresentar projetos culturais e concorrer aos editais.

“A elaboração de um projeto é essencial para qualquer tipo de atividade. E é isso que a gente vai buscar que a pessoa desenvolva, seja por um fomento, ou captação de recursos junto a uma empresa ou mesmo um órgão público, seja uma produção individual com recurso próprio, todas precisam de planejamento. A oficina apresenta técnicas para que o proponente se organize para executar a sua ideia”, destaca Lenine.

A oficina é financiada pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), e é promovido em parceria com o Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre. A atividade será ministrada por Lenine Alencar, Claudia Toledo e Rose Farias.

“O que a gente pretende no final dessa ideia é que cada um possa desenvolver criativamente o seu projeto, a partir de uma ideia. E que, essa ideia ao se tornar uma proposta, vire um projeto cultural bem configurado, dentro dos parâmetros que a gente está vivendo hoje, sobre questões inclusivas, participação ativa das pessoas dentro do acolhimento e dos processos de acessibilidade que são necessários, a partir do direito das pessoas em terem acesso à cultura e a arte, sobretudo o empoderamento dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura quanto aos editais de fomento”, salienta Lenine.

Como participar

Com uma carga horária de 20 horas e certificado ao final da formação, a oficina Básica em Elaboração e Gestão de Projetos Culturais – Fábrica de Ideias, é totalmente gratuita e tem como público-alvo: produtores culturais, artistas, ativistas, educadores, estudantes e interessados em construir e elaborar projetos artístico-culturais.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o link de inscrição – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSZUB9cO0WOtdFVSaUAhsfsitgrvyxzoFnKLrPA9U4gKdPKQ/viewform.

Sair da versão mobile