“É gratificante ver o Brasil reassumindo um papel de destaque na agenda climática global durante a COP29 em Baku, Azerbaijão”. Foi com esta palavras que o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana, falou acerca da participação do país no evento.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29) de 2024 acontece de 11 a 24 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão. A localidade acende ainda mais a importância da agenda antifóssil, pois o país é conhecido como “berço da indústria moderna dos combustíveis fósseis”. Assim, a COP29 acontece no local que testemunhou o começo da era econômica que causou a crise climática que agora precisa ser enfrentada.
Viana afirmou que não dá para o mundo tentar enfrentar a crise climática sem um país gigante como o Brasil. “Essa agenda é fundamental para os produtos brasileiros. Não tem como vender os produtos brasileiros na atração de investimentos se a gente não tem um bom cartão de visita”, reiterou.
Veja a postagem de Jorge Viana: