Com a participação de 110 jovens atletas, o Acre marca presença nos Jogos da Juventude Caixa 2024, que começam nesta quarta-feira, 13 de novembro, em João Pessoa, Paraíba, e vão até o dia 28.
O evento reúne 4.208 competidores de 15 a 17 anos de todo o país para disputar 18 modalidades olímpicas, promovendo valores de cidadania, igualdade de gênero e sustentabilidade.
Composta por 2.113 mulheres e 2.095 homens, a competição conta com a participação de todas as 26 unidades da federação e do Distrito Federal. Entre os estados, o Acre tem uma das menores delegações, com 110 atletas, à frente apenas de Roraima, com 133 participantes. Em contraste, estados como Rio de Janeiro (176), São Paulo (174) e Santa Catarina (172) enviaram delegações mais robustas.
Iziane Marques, secretária de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, ressaltou o papel dos Jogos da Juventude como uma base importante para o desenvolvimento de futuros atletas de alto rendimento no Brasil.
“Vários atletas que disputam os Jogos da Juventude são beneficiários do programa Bolsa Atleta do MEsp. São futuros brasileiros de alto rendimento, que estão na base, se especializando e aperfeiçoando, visando chegar ao alto rendimento”, afirmou.
Os Jogos da Juventude são promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com recursos do governo federal, oriundos das leis das loterias, e contam com a participação de mais de 5 mil integrantes de delegações e 558 árbitros, oriundos dos estados e do DF.