Com o objetivo de reconhecer a força e a existência de Elisabeth Aparecida Garcia Rodrigues, esposa falecida do prefeito Tião Bocalom, o vereador João Marcos Luz (PL) apresentou, nesta terça-feira, 26, projeto de lei de autoria coletiva na Câmara Municipal de Rio Branco que visa nomear como “Beth Bocalom” o Elevado da Dias Martins. A matéria já conta com apoio de parlamentares, como N. Lima, Antônio Moraes, Samir Bestene e o presidente da Casa, Raimundo Neném.
De acordo com o projeto de lei, Beth simboliza valores de resiliência, dedicação e amor ao próximo, sendo uma inspiração para a sociedade acreana.
Beth Bocalom nasceu em Assaí, Paraná, em 1º de julho de 1955. Formada em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (PR), dedicou sua vida à educação, lecionando em escolas de Nova Olímpia (PR), Acrelândia (AC) e Rio Branco (AC), especialmente na Escola Professor José Rodrigues Leite.
Casada com Sebastião Bocalom, foi mãe de dois filhos: Luciana e Sebastião Júnior, que faleceu aos 12 anos.
Beth enfrentou bravamente uma longa batalha contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), recebendo cuidados intensivos até seu falecimento em 19 de maio de 2021, em Araguari, Minas Gerais. Reconhecida como uma mulher forte e inspiradora, ela foi uma parceira essencial na vida política do marido, contribuindo de maneira decisiva como conselheira e incentivadora.
A proposta de nomeação segue os parâmetros estabelecidos pela Lei Nº 2.382/2020, que regulamenta a denominação de logradouros e edificações públicas. Caso aprovado, o nome de Beth Bocalom será eternizado no elevado da Estrada Dias Martins, uma das obras mais representativas da capital, como forma de celebrar sua memória e contribuição para a sociedade.