Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Empresários acreanos vão ao Peru para inauguração do Porto de Chancay

Foto: Divulgação/Acisa

Uma comitiva da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre – Acisa, formada por empresários e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, está no Peru para participar da inauguração do Porto de Chancay, no próximo sábado, dia 16.

O presidente da Acisa, Marcello Moura, que lidera a comitiva, explica que a inauguração do Porto de Chancay é um passo importante para que empresários acreanos possam firmar novos negócios.

“O Acre está localizado estrategicamente e o acesso para a Ásia, por Chancay,é logisticamente viável. Estamos indo a inauguração para dialogar e buscar alternativas de negócios para nosso estado. Em 2023 visitamos as obras e nos animamos com a possibilidade de participar desse novo comércio, agora vamos concretizar isso”, afirmou.

Para Marcello Moura a construção do Porto é um passo importante, mas ele afirma que é de fundamental importância a união de esforços com governo e legislativo para criar um ambiente adequado de negócios.

“Precisamos de uma legislação tributária adequada para importação e exportação, como existe em Santa Catarina, por exemplo. Precisamos sentar, dialogar e construir uma área logística para receber, armazenar e despachar produtos que chegam e saem no Acre através do Porto. Um espaço interessante é o da Zona de Processamento de Exportações, a ZPE, que pode ser transformado em um Porto Seco, Ou quem sabe termos as duas estruturas: ZPE e Porto Seco. Só não podemos e nem devemos ficar parados olhando o cavalo selado passar”, disse.

Os empresários e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que fez questão de seguir junto com a comitiva da Acisa, levam na bagagem o desejo da realização de parcerias e negócios. Isso porque, a distância do Acre para o Porto de Chancay é de 1.887km, o que pode tornar o estado a principal porta de entrada e saída de produtos do Porto.

“Estamos indo na busca de trazer de volta o sentimento de esperança para nosso povo. Muitos estão indo embora do Acre por falta de oportunidade. Nós acreditamos que podemos mudar essa realidade”, ressaltou Marcello Moura.

Sair da versão mobile