A Defesa Civil Municipal interditou duas salas de aula na Escola Prof. João Mariano da Silva, no bairro Taquari, no Segundo Distrito de Rio Branco, após o surgimento de uma cratera dentro de uma das salas. O incidente, ocorrido nesta quinta-feira, 28, comprometeu a segurança do local, exigindo a retirada imediata de crianças de seis anos que estavam nas salas afetadas.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a movimentação do solo foi causada pela infiltração de água, que provocou o afundamento da calçada, afetando a estrutura da escola.
“O problema está relacionado ao aterramento inadequado de um poço antigo, o que resultou no afundamento do solo sob a calçada e nas salas de aula. O risco à estrutura das salas é elevado, e por isso, tomamos a medida de interditar o local até que a engenharia faça uma avaliação técnica e libere as salas para o retorno das aulas”, informou.
Cerca de 48 alunos da primeira série da escola tiveram que deixar suas salas. Ainda conforme Falcão, o laudo técnico da Secretaria de Educação será aguardado para determinar o tempo de interdição e as reparações necessárias.
Além do caso na escola, a Defesa Civil também acompanhou a demolição parcial de um prédio na Rua Sergipe, no 2º Distrito, onde ventanias e chuvas fortes no mês de outubro causaram o desabamento de parte da construção, que caiu sobre uma residência, mas sem vítimas. A demolição da parte instável foi realizada para eliminar o risco de novos desabamentos.