Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Exposição de fotografia analógica de artistas brasileiros chega em Rio Branco; veja datas

Foto: cedida

A fotografia tem o poder de eternizar momentos e evocar muitas emoções. Foi com base nesse ideal que os integrantes do coletivo de fotografia analógica “Deriva Cartográfica” se uniram para criar a exposição “Trama”, que chega à capital acreana de 6 a 26 de dezembro, das 8h às 20h, na Usina de Artes João Donato.

Formado por 65 artistas de diversas partes do Brasil, incluindo capitais e interior, o Deriva Cartográfica é um coletivo dedicado à criação colaborativa de fotografias por meio da técnica de film swap — troca de filmes, onde duas ou mais pessoas fotografam em uma mesma película, gerando imagens de dupla exposição.

Foto: cedida

Ao longo de 2022, os participantes do coletivo fotografaram mais de 50 municípios brasileiros, criando um mapa ficcional visual do país que celebra sua diversidade e complexidade.

A curadoria da exposição ‘Trama’, assinada por Ana Falcão, Camila Albrecht, Mariana Sassine e Yuji Kodato, propõe uma tecelagem que vai além das fronteiras geopolíticas. As imagens mesclam as relações subjetivas entre os artistas, os espaços e aquilo que é considerado invisível pela sociedade, celebrando a grande diversidade do Brasil.

A montagem da exposição é de responsabilidade das artistas Ana Paula Alab de Oliveira, integrante do coletivo, Jessiane Gisele Barroso e Rosilene Nobre. “Trama” já foi exibida nas cidades de Uberlândia, Rio Claro e Porto Velho.

Sair da versão mobile