Valorizar a cultura negra para a desconstrução do racismo. Essa é a proposta da Feira Afro, que acontece em Rio Branco nesta quarta-feira, 20, quando se comemora, em todo o Brasil, o dia do Zumbi e da Consciência Negra.
Promovido pela Associação de Mulheres Negras do Acre (AMN/AC), o evento acontece na Concha Acústica do Parque da Maternidade, a partir das 16h, e é aberto a todos os interessados.
A feira contará com apresentações culturais e oficinas de arte, capoeira e folguedos, cabelo afro, culinária e vestimenta, além da venda de itens relacionados à cultura negra.
Os demais 21 municípios do Acre também terão atividades simultâneas, que ocorrem no âmbito do projeto “Valorização da Cultura Afro no Acre: desconstruindo o racismo e as violências contra as mulheres”.
“O objetivo é valorizar a cultura afro no nosso estado e, através disso, promover a desconstrução do racismo e das violências contra as mulheres”, explica a professora Amanda das Candongas, uma das organizadoras do ato.
Toda a programação será transmitida, ao vivo, no canal do YouTube do Ministério Público do Acre (MPAC).
“A gente entende que, para combater o preconceito, precisamos buscar conhecimento, reconhecer e valorizar a cultura negra, a contribuição do povo negro para a nossa história e para a nossa cultura e, também, por meio disso, construir novas relações de gênero e raça”, propõe Amanda.
As cinco oficinas que serão ministradas durante a programação da Feira Afro já percorreram todas as regionais do Acre ao longo deste ano. As ações são resultados de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Leo de Brito, do PT.